quinta-feira, junho 15, 2006

Meditação Gassho

Meditação Gassho

1 - Essa meditação poderá ser feita em pé, mas é preferível fazer sentada. 15 minutos já são suficientes; 2- Feche os olhos. Coloque as suas mãos em posição de prece com os dedos apontados para cima e os polegares tocando o chakra cardíaco, no meio do peito;3 - Focalize toda a sua atenção no ponto onde seus dedos médios se encontram. O dedo médio é o segundo dedo após o polegar;4 - Se surgirem pensamentos, tome consciência deles e depois coloque-os de lado, delicadamente. Centre a sua atenção novamente no ponto onde os dedos médios se tocam;5 - À medida que vai praticando, descobrirá que consegue manter a sua atenção fixada nos dedos médios por um período de tempo cada vez mais longo, sem que apareça qualquer pensamento;6 - É importante aceitar o facto de que pensamentos irão surgir. Quando isso acontecer, não pense que cometeu um erro, porque isso é completamente normal. Porém assim que sinta que está focalizado num pensamento, coloque-o de lado, e concentre toda a sua atenção no ponto onde os seus dedos médios se encontram;7 - Quando chegar ao fim desta Meditação, respire profundamente várias vezes, trazendo a sua atenção para os olhos, e abra-os, lentamente.







Meditação Nadabrahma

Esta é uma antiga técnica tibetana que cria uma vibração de cura em todo o corpo e tem uma movimentação de mãos que centraliza a energia no umbigo. A meditação Nadabrahma dura uma hora e tem três passos. Pode ser feita a qualquer hora do dia, sozinho ou acompanhado, mas em jejum e permaneça inactivo por pelo menos 15 minutos após a meditação.

PRIMEIRO PASSO: 30 MINUTOS

Sente-se numa posição relaxada com os olhos fechados e os lábios juntos fazendo o som "om" alto o suficiente para ser ouvido pelos outros e criar uma vibração pelo corpo todo. Para facilitar, pode visualizar um tubo oco ou um vaso vazio, preenchido apenas com as vibrações do "om". Chegará a um ponto em que o som continua por si mesmo e você se torna o ouvinte. Não existe nenhuma respiração especial e pode alterar o tom ou mover o corpo, de maneira suave, se se sentir melhor.

SEGUNDO PASSO: 15 MINUTOS

O segundo passo é dividido em duas secções de 7 minutos e meio. Na primeira metade mova as mãos, com as palmas para cima, num movimento circular para fora. Começando no umbigo, ambas as mãos se movem para a frente e seguidamente se dividem para fazer dois grandes círculos opostos, para a esquerda e para a direita. Os movimentos devem ser tão lentos que, por vezes, parece não existir nenhum movimento. Sinta que está dando energia na direcção externa, para o Universo. Nos restantes 7 minutos e meio vire as mãos, palmas para baixo, e comece a movê-las na direcção oposta. Agora as mãos irão em direcção ao umbigo e se afastam externamente para os lados do corpo. Sinta que está recebendo energia. Assim como no primeiro passo, não iniba qualquer movimento lento e suave do restante do corpo.

TERCEIRO PASSO: 15 MINUTOS
Sente-se absolutamente imóvel e silencioso.