quinta-feira, janeiro 18, 2007

Toque levemente nos seus olhos

Toque levemente nos seus olhos

Use ambas as palmas, coloque-as sobre os seus olhos, e permita as palmas tocarem nos olhos – mas apenas como uma pena, sem nenhuma pressão.
Se pressionar, perde o ponto, perde toda a técnica. Não pressione, toque somente como uma pena. Terá que ajustar, porque no princípio poderá estar a pressionar. Coloque cada vez menos pressão até que esteja apenas a tocar sem nenhuma pressão – as suas palmas apenas tocam nos globos oculares. Porquê? Porque uma agulha pode fazer algo que uma espada não pode. Se você pressionar, a qualidade muda – você fica agressivo. E a energia que está a fluir através dos olhos é bem subtil: uma leve pressão e começa a luta e uma resistência é criada.
Se pressionar, então a energia que está a fluir através dos olhos iniciará uma resistência, uma luta, resultará num conflito. Assim não pressione; mesmo uma leve pressão é suficiente para a energia ocular resistir.Isto é muito subtil, muito delicado. Não pressione – como uma pena, só a sua palma está a tocar, como se não estivesse a tocar. Tocar como se não estivesse tocando, nenhuma pressão; só o toque, um leve sentimento que a palma está a tocar no globo ocular, isso é tudo.
Que irá acontecer? Quando você simplesmente toca sem nenhuma pressão, a energia começa a mover-se por dentro. Se você pressionar, ela começa a lutar com a mão, com a palma, e vai embora. Apenas um toque e a energia começa a mover-se dentro. A porta está fechada, simplesmente fechada e a energia regressa. Na altura em que a energia regressa, você vai sentir uma leveza em toda a sua face, a sua cabeça. Essa energia, ao regressar, torna-o mais leve.
Mesmo que você não esteja a entrar profundamente em meditação, isso vai ajudá-lo/a fisicamente. A qualquer hora do dia, relaxado numa cadeira – ou se não tiver uma cadeira, quando estiver sentado num comboio – feche os olhos, sinta um ser relaxado por todo seu corpo, e assim coloque ambas as palmas sobre os seus olhos. Mas não pressione – isto é muito importante. Apenas toque como uma pena.
Quando você toca sem pressionar, os seus pensamentos cessam imediatamente. Numa mente relaxada os pensamentos não podem mover-se; eles congelam. Eles precisam de agitação e febre, precisam tensão para se mover. Eles vivem através da tensão. Quando os olhos estão silenciosos, relaxados, e a energia está retornando, os pensamentos cessarão. Você irá sentir uma certa qualidade de euforia, e isso vai aprofundar-se diariamente.
(Sugestão baseada numa técnica de Meditação Osho)