domingo, agosto 23, 2009

Meditação AUM


Estamos ligados nessa história da Gripe A (suína, H1N1...). Por isso, sem alarmismos e contra a política do medo, mas conscientes de que há riscos, estaremos temporariamente cancelando a meditação AUM até o final do inverno. Saúde!


Meditação AUM


Esta é uma meditação ativa muito poderosa onde você interage com as outras pessoas. Ela nos faz entrar em contato com diferentes emoções e expressar sentimentos que guardamos tendo, em alguns estágios, outra pessoa como espelho.


Veja como é esta meditação, dividida em 12 estágios:


Primeiro estágio: Eu te odeio


Este primeiro estágio é o momento de expressar toda a raiva que é reprimida no teu dia-a-dia. Você fecha os punhos e começa a gritar EU TE ODEIO e tudo o mais que vier, sempre mantendo uma distância de 50cm do outro sem jamais tocar na outra pessoa ou tentar agredi-la. É o momento que você e o outro, conscientemente, permitem que cada um expresse sua raiva, seu ódio, para limpar essa energia estagnada.

Segundo estágio: Eu te amo
Neste estágio você se dirige para cada um dos outros participantes e, olhando nos olhos, diz EU TE AMO e troca um caloroso abraço.

Terceiro estágio: Segundo vento
Correndo no lugar, com os braços para o alto, você solta sons, brinca com as outras pessoas. No meio tem uma pequena dança, depois volta a correr para alcançar um segundo pique de energia.

Quarto estágio: Kundalini
Você fecha os olhos e começa a chacoalhar seu corpo. Lá pelas tantas você percebe que seu corpo espontaneamente começa a vibrar.

Quinto estágio: Catarse
Individualmente você começa a berrar, chorar, rir ou bater em almofadas. É o momento para você, individualmente, expressar sua loucura "tipo ter um chilique", colocando tuas neuroses para fora.

Sexto estágio: Dança Livre
Você solta teu corpo numa dança, deixando teu corpo fluir trazendo novos movimentos.

Sétimo estágio: Choro
Você entra em contato com tua tristeza e começa a expressá-la, desabafando toda a dor deixando as lágrimas aliviarem seu coração.

Oitavo estágio: Riso
Depois de chorar, você começa a rir, simplesmente rir com ou sem razão. Parece estranho, mas de repente você começa a rir sem parar trazendo uma grande descontração para teu Ser.

Nono estágio: Dança dos Amantes
Você começa a sentir sua sensualidade e começa a expressá-la através da dança, percebendo seu corpo fluir e readquirindo a sensibilidade e sensualidade. Se você quiser pode compartilhar com outra pessoa.

Décimo estágio: AUM
As pessoas se abraçam num grande círculo e, olhando a chama de uma vela, entoam o som AUM.

Décimo-primeiro estágio: Silêncio
Você senta imóvel de olhos fechados em total silêncio.

Décimo-segundo estágio: Namastê
É o encerramento, onde você agradece ao outro pelos momentos vividos. Você junta as mãos e, olhando nos olhos do outro, diz NAMASTÊ, fazendo uma pequena flexão e, depois, abraça. Namastê é uma saudação, significa "O DIVINO EM MIM SAÚDA O DIVINO EM VOCÊ".

Meditação Nataraj



Meditação Nataraj


Esta é uma meditação dançante de 65 minutos de duração em três estágios, com música especificamente criada para ela. Desaparecendo na dança, relaxando no silêncio e na tranqüilidade, é a rota interior para este método.
Esqueça do dançarino, o centro do ego, torne-se a dança. Essa é a meditação. Dance tão profundamente que você esquece completamente que você está dançando e comece a sentir que você é a dança. A divisão tem que desaparecer, assim isso se torna uma meditação.
Se a divisão estiver presente, então é apenas um exercício, agradável, saudável, mas não pode ser tido como espiritual. É apenas uma simples dança. A dança é boa em si mesma; até onde for,ela é boa. Após isso, você se sentirá refrescado, jovem. Mas isso ainda não é meditação. O dançarino tem que ir, até que somente a dança permaneça; não fique de pé ao lado, não seja apenas um observador. Participe! E seja brincalhão. Lembre-se sempre da palavra brincalhão; para mim ela é muito básica. Osho
Primeiro Estágio: 40 minutos
Com os olhos fechados, dance como que possuído. Deixe seu inconsciente assumir o controle totalmente. Não controle seus movimentos nem seja uma testemunha para o que está acontecendo. Apenas seja total na dança.
Segundo estágio: 20 minutos
Mantendo os olhos fechados, deite-se imediatamente. Fique em silêncio e relaxado.
Terceiro Estágio: 5 minutos
Celebre dançando e deleite-se.

Meditação Kundalini



Meditação Kundalini


“A prática desta meditação traz um relaxamento muscular e mental muito forte, trazendo grande vivacidade ao seu corpo e corrigindo posturas. Traz, também, um fluxo grande de energia, despertando sua sensualidade, sua energia sexual, aumentando seu magnetismo, tornando-o mais sensível e atraente, aumentando seu desejo, o seu tesão.” Osho
Essa meditação é composta de quatro estágios de 15 min:
Primeiro Estágio
Pare com os pés paralelos, abertura igual à largura dos ombros, e comece a vibrar. Deixe esta vibração aumentar e se espalhar por todo o seu corpo. Solte-se e deixe seu corpo todo chacoalhar, sentindo a energia vindo de seus pés.
Segundo Estágio
Deixe seu corpo ser levado pelo ritmo e dance como você quiser, seu corpo está livre agora.. Em alguns momentos você se surpreenderá com os movimentos do seu corpo, alguns poderão trazer momentos de prazer e alegria simplesmente por estar dançando.
Terceiro Estágio
Feche seus olhos e relaxe, sentado observando o que acontece dentro e fora de você.
Quarto Estágio
Com os olhos fechados, deite-se e relaxe.

Meditação Dinâmica de OshoTM


Meditação Dinâmica de OshoTM

A meditação dinâmica dura uma hora em cinco estágios. Pode ser feita sozinho mas, será mais eficaz se feita em grupo. É uma experiência individual portanto você deve permanecer desligado dos outros ao seu redor e manter seus olhos fechados, melhor usar uma venda nos olhos. Venha com o estômago vazio e use roupas folgadas, confortáveis.

Esta é uma meditação na qual você tem que estar continuamente alerta, cônscio, atento, a tudo que você fizer. Permaneça uma testemunha. Não se perca. Enquanto você está respirando você pode esquecer. Você pode se tornar um com a respiração de tal maneira que você se esquece da testemunha. Então você perde o ponto.

Respire tão rápido quanto possível, tão profundo quanto possível, ponha toda sua energia nisso mas permaneça uma testemunha. Observe o que está acontecendo como se você fosse apenas um espectador, como se a coisa toda estivesse ocorrendo com outra pessoa, como se a coisa toda estivesse acontecendo no corpo e a consciência está apenas centrada e observando.
Esse testemunhar tem que acompanhar todos os três estágios. E quando tudo pára, no quarto estágio você fica completamente inativo, congelado, então essa atenção chegará ao seu pico.
Primeiro Estágio: 10 minutos
Respire rapidamente pelo nariz, concentrando-se na exalação. O corpo cuidará da inalação. Faça isso tão rápido e tão firmemente quanto possível; continue até que você literalmente se torne a respiração. Use os movimentos naturais do corpo para lhe ajudar a estruturar sua energia. Sinta sua energia se firmando, mas não amoleça durante esse primeiro estágio
Segundo Estágio: 10 minutos
Expluda! Expresse tudo que precisa ser jogado fora. Fique totalmente louco. Grite, berre, chore, salte, sacuda, dance, cante, ria; jogue-se para os lados. Não segure nada, mantenha todo seu corpo em movimento. Representar um pouco no princípio ajuda. Não permita que sua mente interfira com o que está acontecendo. Seja total, de todo coração.
Terceiro Estágio: 10 minutos
Com os braços erguidos, salte seguidamente gritando o mantra , HUU, HUU, HUU, tão forte e profundamente quanto possível. Cada vez que seus pés tocarem o chão, deixe o som do mantra martelar forte no seu centro sexual. Dê tudo que puder, não segure nada.
Quarto Estágio: 15 minutos
Pare! Congele onde quer que você esteja, na posição que você estiver. Não ajeite seu corpo de maneira nenhuma. Uma tossida, um movimento, qualquer coisa dissipará o fluxo da energia e o esforço estará perdido. Seja uma testemunha a tudo que aconteça com você. Quinto Estágio: 15 minutos
Celebre através da dança, expressando sua gratidão para com o todo. Carregue sua felicidade com você pelo resto do dia.

Se você não pode fazer barulho onde você está meditando, há uma maneira alternativa: Ao invés de lançar os sons para fora, deixe que a catarse do segundo estágio aconteça inteiramente através dos movimentos do corpo. No terceiro estágio, o som UUU, pode ser martelado silenciosamente por dentro.